Ser emigrante é...

14:27

Hoje falo de um tema que me é um pouco sensível.
O que é isto de ser emigrante? 

Ser emigrante não é ser alguém que lhe deu na cabeça mudar de país porque queria ir viajar, ser emigrante é deixar o seu país para procurar uma vida melhor e que por vezes nem corre como planeado, é enfrentar medos e desafios até não ter forças, mas sempre se levantar para seguir em frente.
Ser emigrante é crescer enquanto pessoa, principalmente se for jovem. É procurar um novo lugar para ser feliz e construir um novo capítulo na sua vida. Por vezes as pessoas acham que é fácil tomar a decisão de abandonar onde se cresceu, mas só quem passa por isto reconhece o quão difícil por vezes é.
Estar longe da família, sentir-se sozinho, trabalhar imenso para estabilizar a vida, por vezes ser explorado... Tudo na vida se constrói, mas leva tempo, a não ser que se mude de país com tudo planeado e feito antes da mudança (casa, trabalho, família).
Como portuguesa e estudante no Reino Unido, falo por mim que foi super difícil adaptar-me à vida aqui nas terras de sua majestade. Primeiro ser enganada quanto a casa, agora estou aqui presa até ao fim do verão (rir para não chorar), numa zona de estudantes onde o trabalho está quase escasso, apesar de rodeada de portugueses, chega a altura das férias e sinto-me mais que sozinha.

Disto estas lamechices da minha parte, perguntei a algumas pessoas o que sentiam como sendo emigrantes e obtive respostas bem diferentes, mas nada melhor que vocês próprios lerem. (Estas respostas são reais e dadas a um post no facebook num grupo de emigrantes, tudo o que está aqui apresentado tem o consentimento das mesmas pessoas)

"Acho que somos escravos do trabalho falo por mim, foi difícil no começo foi "escrava" trabalhei muitos mas agora tenho a minha própria loja e Estou bem, não sou rica nem me faço de rica mas ganho O suficiente para viver confortavelmente" Sandra Ferreira

"Estou em Inglaterra ah quase 20 anos gosto claro senão não tava cá ah tanto tempo, mas por estar cá ah muito tempo também sei reconhecer as partes piores, começo pelas partes positivas, e um país lindo com muita história não é por nada que Inglaterra e Portugal são os mais velhos aliados do mundo até aí tudo bem gosto da história que nos liga de país para país, fiz bons amigos cá, agora as partes piores os imigrantes são escravos sim os patrões cá esperam sempre demais de nos do que do próprio povo deles pois nos e que fazemos os trabalhos que os ingleses não querem fazer, detesto o sistema deste país, impostos e a maneira como fazem as coisas, mas pronto respeito a cultura sempre respeitei e sempre me tentei integrar na comunidade inglesa, não me meti nos cafés portugueses ali de manhã a tomar a bica matinal, gosto muito do meu povo claro mas já que estou cá integrei me e tentei o máximo para entender esta cultura, há muito racismo cá os ingleses são muito racistas embora não admitam pk vai contra os Morais do sistema, falam em liberdade de expressão mas não existe, esta é a minha visão de cá, podia dizer muito mais mas não quero dizer muito mal do país que me acolheu, e apenas o que observo pelo tempo que cá tenho estado, estou farta de cá estar e princípio do ano já vou voltar para Portugal e não vejo a hora, deixo aqui muito pois criei muito aqui mas o meu coração já está ah algum tempo em Portugal" Luísa Jonhson

"Bem, ha ser emigrante por escolha e ser emigrante por não ter outra solução! Sou por escolha e adoro. Ja aprendi imenso e outras culturas abriram-me os olhos para o que eu achava certo e tudo o que costumava ser quadrado mudou de forma. Não é sempre fácil. As vezes as saudades são grandes mas ganhei asas e voei." Mel Moon

"Ser imigrante pode ser bom ou ruim. Depende do lugar e da situação imigratória (legal ou ilegal). Há muitos fatores que pesam em ter ou não uma boa qualidade de vida do imigrante. Imigrei do Brasil para Portugal, EUA e agora estou no UK. Sempre levei comigo minha família (esposa e filhas), então a saudade da terra natal, fica bastante reduzida. Sempre que posso, trago meus pais para me visitarem, visto nao ter mais nenhum interesse em regressar." Júlio Corrêa

"Excelente.. não tenho nada de mal a dizer.." Bruno Baleisão 

"Ser emigrante é deixar tudo para trás, começar do 0. Nunca esquecer a familia mas nunca a ter por perto. A dificuldade de não sentir o cheiro ou o toque deles e ter de contentar com uma chamada de video (skype/face/hangouts/...). Fazer das tripas coração para conseguir uma boa vida cá e conseguir ultrapassar todas e qualquer uma circunstancia mas que nos acontecem (por sermos estrangeiros neste pais) sozinhos. Não é fácil, é muito difícil, mas é possível. Especialmente se conseguirmos uma vida melhorzinha do que aquela que tínhamos em Portugal." Ana Sousa

"Não sei se te interessa mas desde sempre que quis emigrar e na realidade estou a adorar não penso que queira voltar.. Só me faz falta cá o meu noivo e por isso às vezes estou mais sozinha e sinto-me mais isolada.. Mas como país na realidade gosto imenso, ganho muito mais aqui e posso levar outro estilo de vida do que se fosse em Portugal provavelmente a ter que fazer clínica vet a pagarem o ordenado mínimo.." Sara Basto

"Ser imigrante por vezes e complicado no inicio quando não se fala o Inglês cheguei a Inglaterra com 13 Anos vim com os meus pais procurar uma vida melhor mais oportunidades quando entrei na escola sofri bullying por umas ignorantes tinha medo de ir para a escola na altura porque não conseguia dizer o que eu queria entretanto mudei de escola e correu tudo bem graças a deus , hoje em dia estou ca a 7 anos ja tenho 20 Anos gosto de ca estar porque alias este país deu-me oportunidades boas , Mas um dia espero que portugal volte a ficar melhor e ai vou retornar " Vanessa Kelly 


Desde já agradeço muito a toda a gente que me ajudou neste post dando a sua visão quanto ao ser emigrante e desejo forças para todos!


(Uma pequena piada realista sobre o que acontece comigo desde que me mudei para Inglaterra) 

Para fechar este capítulo, deixo-vos aqui um post de outro blog de uma senhora também a viver no estrangeiro que fala um pouco sobre Inglaterra e os seus caprichos. Podem ver o post aqui.

You Might Also Like

0 coments